Califórnia / Pacific Highway (roteiro de 15 dias pela costa oeste americana – o começo de tudo)
Estávamos com dois roteiros na cabeça para as férias 2014: um envolvia alguns estados do sul dos Estados Unidos que sempre quis conhecer (Alabama, Tennessee e Georgia) e outro era o estado da Califórnia, descendo de carro pela Highway 1, também conhecida como Pacific Highway, de San Francisco a San Diego.
Meu marido, apaixonado por videogames e pelo jogo GTA (Grand Theft Auto), acabou com o nosso dilema e decidiu pela Califórnia. Explico a relação entre as duas coisas: o último jogo dessa série de games acontece em “Los Santos”, uma reprodução de Los Angeles, e ele falou que simplesmente precisava dirigir de verdade naquelas estradas e passar por aquela região. Foi a melhor decisão que podíamos ter tomado: “California, here we come!”
A Califórnia é um estado incrível, com cidades belíssimas, a Pacific Highway é uma das estradas cênicas mais bonitas do mundo. A comida, a paisagem, o estilo de vida, as praias, os píeres, os parques (tanto os temáticos como as áreas protegidas), os atrativos, as pessoas, os serviços turísticos… Tudo é sensacional. Nos apaixonamos pela Califórnia de tal forma, que queremos voltar lá o mais rápido possível. Até porque, embora tenhamos aproveitado muito a viagem, ficou um monte de coisa para vermos depois, como vocês verão ao longo dos posts dessa série. É que o estado é imenso e a quantidade de atrativos também. Conforme você vai planejando (e executando), você percebe que muita coisa vai ter que ser deixada para depois e que vai ter que priorizar os programas que julga indispensáveis. O problema é que quase tudo parece indispensável por ali. Não é exagero. Tem muito o que fazer naquele lugar.
Ah! E antes que perguntem, é um estado perfeito para viajar com crianças. Acho que quem mais aproveitou nessa aventura californiana foi a Bela, que na época estava com quase dois anos.
Qual a melhor época pra ir?
Quando pensamos na Califórnia, logo vem à mente aquele estado litorâneo, cheio de surfistas e gente bronzeada. Praia e sol combinam com calor, certo? Cuidado! Na Califórnia pode fazer muito frio também (não é à toa que as pessoas muitas vezes precisam usar roupas de borracha para entrar na água gelada do Pacífico). Em San Francisco, por exemplo, a temperatura varia ao longo do ano de algo em torno de 7oC a 23 oC (os recordes históricos são mínima de -7oC e máxima de 43 oC!) . Fonte: http://weather.sg.msn.com/monthly_averages.aspx?&wealocations=wc%3aUSCA0987&q=San+Francisco%2c+USA&setunit=C
A paisagem e o clima no estado da Califórnia variam muito. Eles têm de deserto a montanha coberta de gelo. Algumas cidades são bem frias, outras nem tanto. Na nossa viagem, em abril, pegamos mínima de 6 oC (com muito vento, umidade e sensação térmica de temperaturas bem mais baixas) e máxima de 15 oC em San Francisco e calorão de 30 oC em San Diego (à noite baixava para 12 oC).
Dependendo das suas preferências com relação ao clima, escolha a estação que julga mais agradável. Observe a época menos chuvosa, que, pelo que vimos no link acima, é de abril a outubro. Também é bom observar os dias de fog (para o caso de San Francisco) e aproveitar os dias com clima bom para fazer os passeios ao ar livre.
Aqui você pode encontrar mais informações sobre o clima na Califórnia.
No nosso caso, escolhemos fim de março e começo de abril porque já não é mais tão frio e chove menos e principalmente por uma razão econômica: a Bela ia completar dois anos no final de abril e queríamos aproveitar a última oportunidade para viajar sem ter que comprar um assento para ela no avião.
O nosso roteiro
Foi muito difícil fechar o roteiro para essa viagem, principalmente porque não podíamos passar mais de 15 dias de férias. Optar por uma cidade significava abrir mão de tantas outras possibilidades. Um dia a mais de parque temático significava um dia a menos de praia ou de reserva natural. Como é difícil decidir! Por fim, fechamos um roteiro que achamos mais a nossa cara, com as coisas que a gente curte fazer.
A primeira coisa que decidimos foi que queríamos descer pela California 1 (também conhecida como Highway 1, Pacific Highway), no sentido San Francisco – San Diego, pois principalmente no trecho do Big Sur, queríamos ficar mais próximos do mar e do lado certo das paradas e mirantes.
Ao todo, foram 1196 milhas (quase dois mil quilômetros!), isso sem contar os deslocamentos com transporte público e bicicleta em San Francisco. Ou seja, é uma road trip mesmo!
Detalhamos abaixo os 15 dias da nossa viagem. Claro que nesse quadro não estão descritas TODAS as coisas que fizemos. Rolaram alguns outros programinhas tipo passeios de carro para ter uma noção geral das cidades, comemos em alguns outros lugares, Target, Walmart, TJMaxx, Ross, Gamestop, e todas aquelas coisas que a gente ama fazer nos Estados Unidos. Mas para ter uma ideia de como dividimos os dias, segue o roteiro (as cidades em negrito são os locais de dormida):
Domingo
30/03 |
21:00 –> Voo Guarulhos (GRU) – San Francisco (SFO) pela United Airlines, com escala em Houston (IAH) |
Segunda
31/03
|
05:15 –> Chegada no Aeroporto de Houston (IAH)
07:30 –> Escala para San Francisco (SFO)Obs.: Chegar cedinho a San Francisco era o que estava planejado. O voo saiu duas horas atrasado de Guarulhos porque teve um mini incêndio na máquina de café do avião. Chegamos tarde em Houston e perdemos a conexão para San Francisco. O próximo voo era bem mais tarde. Chegamos ao hotel só depois de meio-dia, super cansados =(
Check-in no Hotel Fusion
Almoço em um restaurante indiano pertinho do hotel.
Aproveitar a tarde para comprar: casacos adequados para a temperatura em San Francisco (Uniqlo, perto do hotel), 3 day visitor passport (Walgreens, perto do hotel), chip americano para o celular (T-Mobile, perto do hotel), GoPro + acessórios e GPS (Best Buy, ir de ônibus)
Union Square, Market Street e arredores |
Terça
01/04 |
Cable car
Powell Station
Lombard Street
Boudin Bakery (almoço)
|
Quarta
02/04
|
Cable car
Golden Gate Bridge de bike
Sausalito, almoço no Scoma’s
Ferry para San Francisco |
Quinta
03/04
|
Chinatown
Passada por Haight-Ashbury (The Haight, o bairro hippie)
|
Sexta
04/04
|
Pegar o carro na locadora (Hertz pertinho do hotel)
Check-out no Hotel FusionMuir Woods National Monument
Monterey
Check-in no Pacific Inn Monterey
Passeio e jantar na Cannery Row (The Fish Hopper) |
Sábado
05/04
|
Check-out no Pacific Inn Monterey
Carmel, almoço no Nico
Big Sur =)
Santa Barbara
Check-in no Brisas del Mar Inn at the Beach
Pizza no hotel (cansados!) |
Domingo
06/04
|
Solvang
Vale de Santa Ynez (vinícola Kalyra)
Passeio pela orla
Almoço na Santa Barbara Brewing Company |
Segunda
07/04
|
Check-out no Brisas del Mar Inn at the Beach
Check-in no Best Western Camarillo Inn |
Terça
08/04
|
Check-out no Best Western Camarillo Inn
Check-in no Holiday Inn Express San Diego South – National City
Almoço no Phil’s BBQ
La Jolla (tarde + pôr-do-dol)
Jantar no In-n-Out |
Quarta
09/04
|
San Diego Zoo
Jantar no Phil’s BBQ |
Quinta
10/04
|
Check-out no Holiday Inn Express San Diego South – National City
Check-in no Hilton Anaheim (http://www3.hilton.com/en/hotels/california/hilton-anaheim-SNAAHHH/index.html)Disneyland
Jantar no Denny’s, pertinho do hotel |
Sexta
11/04
|
Café da manhã no Denny’s
Los Angeles e HollywoodTour por LA, Beverly Hills e mansões dos famosos
Almoço no Hooters, em frente ao Staples Center
Jogo dos LA Lakers contra os Golden State Warriors no Staples Center |
Sábado
12/04
|
Café da manhã no Denny’s
Fim de tarde com pôr-do-sol no píer de Santa Monica
Jantar no píer, no The Albright |
Domingo
13/04
|
Café da manhã no Denny’s
Calçada da fama, Chinese Theater
Almoço no Hard Rock Cafe
Griffith Observatory, letreiro de Hollywood
Jogo dos Anaheim Ducks x Colorado Avalanche, no Honda Center |
Segunda
14/04 |
Arrumar as malas, fazer check-out e devolver o carro até meio-dia no aeroporto de Orange County
14:15 –> Voo do John Wayne Airport, Santa Ana, Orange County (SNA) para Guarulhos (GRU), com escala em Houston (IAH) – chegada prevista para 9 horas da manhã do dia seguinte em Guarulhos. |
As passagens
Compramos as passagens pela United Airlines. A escolha foi pelo melhor custo x benefício no dia da compra. A ideia era chegar por San Francisco e voltar por Los Angeles ou San Diego (e, dependendo de qual fosse a cidade, mudaríamos a ordem do roteiro). Como eu fazia a busca sempre procurando por aeroportos próximos, apareceu a opção da volta pelo aeroporto John Wayne, em Santa Ana, Orange County, pertinho do hotel onde estaríamos hospedados em Anaheim. Na ocasião, os voos saindo desse aeroporto estavam com uma promoção especial. Não pensamos duas vezes e compramos!
Os detalhes sobre o voo estão na figura abaixo.
Como íamos fazer compras e pegar muita estrada, escolhemos um carro grande. Sempre fizemos reserva de veículo pela agência Happy Tours USA. Por algum motivo, os preços que encontramos no site deles sempre são melhores que os que encontramos em outros sites. Sempre foi muito tranquilo e nunca tivemos problema.
O carro
Escolhemos uma Standard SUV pela Hertz, pegando o carro no nosso último dia em San Francisco (lá só usamos transporte público) em uma agência que ficava pertinho do nosso hotel e devolvendo no aeroporto de Santa Ana. O atendimento na Hertz da Ellis Street foi bem tranquilo. Demorou um pouquinho porque não avisamos que queríamos pegar o carro com tanque cheio e eles tiveram que sair para abastecer. Mas a fila para o atendimento estava pequena (duas pessoas na nossa frente) e os atendentes foram muito simpáticos e solícitos. O carro que nos deram foi um Chevrolet Tahoe, grandão, muito bem conservado, bom de dirigir e até que não é tão beberrão se considerarmos as dimensões do veículo e a quilometragem viajada.
Compramos uma cadeirinha da Maxi-Cosi no site da Albee Baby e mandamos entregar no hotel de San Francisco. Foi lá que encontramos o melhor preço para o modelo que queríamos. Com o carrinho da MacLaren foi a mesma coisa (eles tinham o melhor preço e mandaram direitinho para o nosso hotel em Nova York). Estávamos precisando mesmo de uma cadeirinha para o outro carro, então optamos por comprar uma ao invés de alugar. O GPS, nós compramos no primeiro dia em San Francisco, na Best Buy. Agora, sempre que formos aos Estados Unidos, usaremos o nosso próprio.
Os hotéis
- San Francisco – Hotel Fusion, reservado pelo Hotwire (compra às cegas, clique aqui para mais detalhes).
- Monterey – Pacific Inn Monterey, reservado pelo Hotwire.
- Santa Barbara – Brisas del Mar Inn at the Beach, reservado diretamente com o hotel. Esse eu achei lindo e queria de todo jeito ficar em algum lugar que fosse bem a cara de Santa Barbara, com telhado laranjinha e estilo espanhol-mediterrâneo. Nesse caso, não quis arriscar a compra pelo Hotwire e cair em algum lugar que não tivesse aquele charme peculiar da cidade.
- Camarillo – Best Western Camarillo Inn, reservado diretamente com o hotel, porque era relativamente barato, tinha desconto e eu queria ficar bem pertinho do outlet.
- San Diego – Holiday Inn Express San Diego South – National City, reservado pelo Hotwire.
- Anaheim – Hilton Anaheim, reservado pelo Decolar.com, aproveitando uma promoção. Pertinho da Disneyland.
Nos posts específicos sobre as cidades, falaremos um pouco sobre cada hotel. Gostamos de todos. O quarto do Fusion, de San Francisco, era um pouco apertado, mas a culpa também foi nossa, pois no Hotwire, fizemos a busca de um quarto para casal e não para um casal + um bebê. Eles não tinham berço e a Bela dormiu com a gente na cama. A localização do hotel compensava qualquer aperto no quarto.
Todos os outros tinham o quarto mais espaçoso (isso quando não era beeeem espaçoso, com duas camas king size).
Nessa viagem, como vamos descendo a costa, passando por várias cidades, obviamente o troca-troca de hotel é grande. Em Los Angeles / Anaheim, optamos por não trocar o hotel e ficar o tempo todo em Anaheim, fazendo mini-viagens a Los Angeles. Valeu a pena, pois o nosso voo saía de Orange County (região onde está situada Anaheim) e, na nossa opinião, a distância entre as duas cidades não é tão grande a ponto de compensar mais uma troca de hotéis (check-in, check-out, arruma mala, desfaz a mala, ai, ai…).
Seguro-viagem
Nunca viajamos sem contratar um serviço de seguro para a viagem. Temos o do cartão de crédito, mas nunca nos sentimos tranquilos para viajar só com ele. Sempre contratamos o recomendadíssimo na blogosfera World Nomads. Sempre fechamos o plano família categoria Explorer, pois a diferença de preço para o plano Standard é pequena e a cobertura é bem melhor. Eles sempre têm cupom de desconto. Para ver o código mais atual, consulte o RetailMeNot, sobre o qual já falamos aqui.
Nos próximos posts, contaremos mais sobre essa viagem incrível. No final, pretendo fazer um post índice, reunindo todos os posts sobre a Califórnia e concluindo com um mapinha dar uma noção melhor do que é esse roteiro. Está sendo uma delícia relembrar os momentos que vivemos por lá.
“We’ve been on the run, driving in the sun, looking out for number one. California here we come right back where we started from” (Phantom Planet)
Veja aqui os demais posts publicados sobre essa viagem:
San Francisco, CA: roteiro de 5 dias na cidade que vai muito além da Golden Gate Bridge
Monterey, Carmel e Big Sur: paisagens exuberantes e lugares inesquecíveis ao longo da California 1
Santa Barbara, CA: uma cidade que vale a parada (com bate-volta em Solvang e Santa Ynez Valley)
Camarillo Premium Outlets: uma parada para compras na Califórnia
San Diego, CA: paisagens lindas, diversão e história no extremo sul da Califórnia
Los Angeles, Anaheim e arredores: da capital mundial do cinema ao berço da Disney
21 coisas que você precisa saber antes de ir à Disneyland
Oieeee
Seus relatos nos ajudaram a decidir nossa viagem ( vamos eu e minha filha ) e pretendo fazer todo seu roteiro. Muito obrigada, parabens pelo seu trabalho, temos mesmo que agradecer. Grande abraço. Solange
Que bom que ajudamos, Solange! Ficamos felizes com a sua mensagem. Quando voltar da Califórnia, conta pra gente o que achou da viagem. Esperamos que vocês vivam momentos felizes e inesquecíveis lá. Um abração.
Olá! Vc encontrou dificuldades para trocar fralda e dar comida nos passeios e na estrada? Bjs
Olá Lari! Não encontramos dificuldades. A maior parte dos lugares por onde passamos estava bem preparada para receber bebês e crianças.
Olá Anna, obrigada pelas dicas! Poderia me dizer em qual data foi a viagem? Pretendo ir no meio de março do ano que vem, mas tenho receio de estar mto frio e a paisagem não ser tão linda como vejo nas fotos! 🙂
Oi Emilia! Nós fomos no dia 30 de março e voltamos no dia 15 de abril. Não estava tão frio, mas pelo que você vê nas fotos, estávamos sempre com roupas mais quentinhas. Em São Francisco faz mais frio e, conforme você vai descendo para o sul, a temperatura vai esquentando. Pegamos dias lindos, com céu azul.
Olá, adorei seu relato.. Eu e meu marido estamos mesmo querendo fazer uma viagem assim.. Sei que é uma pergunta dificil de responder, mas vc sabe me dizer quanto gastou mais ou menos, contando passagens, transporte, estadia e alimentação? É uma viagem em torno de quanto? Muito obrigada!!
Que legal que vocês animaram para fazer uma viagem assim, Suzana! Olha, vou te dizer que a Califórnia vale muito a pena! É uma viagem inesquecível! Infelizmente não saberia te dizer o valor final da viagem. Pode parecer brincadeira, mas eu nunca computei o valor final de uma viagem. Não sei se porque as despesas vão sendo diluídas ao longo dos meses ou se porque tenho medo de descobrir que uma viagem dessas sai muito caro. Porque se tem uma coisa que eu sei, é que não sai barato. Mas encare como um investimento. O que se ganha em uma viagem como essas é de valor inestimável. Vou te explicar como eu perco a noção do valor final. Tipo… Primeiro, compro a passagem, depois, nos meses que antecedem, vou aos poucos fazendo as reservas nos hotéis, comprando os ingressos das atrações, comprando os dólares… Como as despesas ficam distribuídas ao longo do ano, nunca parei para ver quanto ficou o total. Outra coisa que dificulta esse tipo de comparação, é o fato de cada família viajar com um estilo diferente, o fato de o valor dólar variar muito ao longo do tempo e mesmo o valor das passagens mudou muito daquela época para agora. Sobre cada pessoa viajar de um jeito diferente… Tem gente que fica em hotéis mais econômicos, pega um carro menor ou usa transporte público, come em lugares mais em conta… E tem gente que faz justamente o contrário. Eu diria até que uma mesma viagem pode ser feita por duas pessoas diferentes e uma gastar metade ou até um terço do que a outra gastou, dependendo das decisões que forem tomadas ou da época do ano em que a viagem foi feita. Junho, julho e agosto, nos Estados Unidos, por exemplo, as viagens são caríssimas porque é o período de férias deles. Eu te aconselharia a fazer uma planilha com estimativas do quanto deve gastar na viagem. Tenta traçar um roteiro com as cidades que você gostaria de conhecer, vê o valor das passagens, do aluguel do carro, do seguro de viagem, combustível, dos hotéis, dos ingressos das atrações que pretende visitar… Nos sites é possível pesquisar todos esses valores. Põe um valor diário para alimentação, uma graninha para eventuais compras e vê mais ou menos quanto dá. Ah! Se quiser dicas de como economizar nas viagens, temos um post sobre isso: https://pezinhonaestrada.com/2014/07/21/dicas-para-economizar-nas-viagens/ . Espero que vocês animem para ir e depois voltem aqui pra contar pra gente como foi! Beijos. Anna
de camarilo pra san diego, vc sabe quanto tempo de carro?
Olá Fatima! Acho que vocês vão levar pouco mais de 3 horas. Depende do trânsito. Boa viagem!
Ola !!!
Estou indo com minha família para Califórnia em Fevereiro , temos um bebe de 01 anos e 6 meses , poderiam nos aconselhar com relação aos cuidados que devemos ter com ele neste período?
Abs
Olá Anderson! No blog temos várias dicas sobre viagens com bebês. Desde questões práticas como dicas para a viagem de avião, check-list de viagens, documentos e alimentação, até dicas mais específicas de destinos. Quais dúvidas você tem? Assim consigo te passar os links para você dar uma olhada ou se você tiver alguma dúvida que ainda não abordei no blog e eu puder te ajudar, será um prazer. Um abraço.
Olá Anna,
Parabéns pelo detalhamento das informações. Posso te garantir que foi um dos blogs mais completos que já li. Farei essa mesma viagem agora no início de abril com esposa e filho de 3 anos. Exatamente igual a vocês. Porém iremos dormir em Carmel e Santa Bárbara. Porém queremos passar em Solvang antes de Santa Bárbara. Como é o caminho para chegar em Solvang? É bem sinalizado? Suponho que tenha que sair da HW1. Poderia me ajudar?
Olá Raphael! Muito obrigada pelo teu retorno. Você e sua família vão amar essa experiência. Acabei de responder à tua pergunta lá no outro post, mas vou colar a resposta aqui também, tá? Você vai sair da Highway 1, sim. As estradas são bem sinalizadas e o GPS funciona muito bem na Califórnia. Vocês vão levar algum GPS sem ser o do celular, certo? Se sim, não precisa nem se preocupar. Nós fizemos essa viagem inteira com o GPS da Garmin e ele funcionou muito bem em todos os trechos. Digita algum endereço de Solvang e segue o caminho. Acredito que vocês não terão dificuldade para chegar até lá. Os acessos são bons e as estradas são boas, inclusive para Santa Barbara. Espero que curtam muito a viagem! Depois conta pra gente como foi. Um abraço. Anna Karla
Olá, estou indo em outubro para a Califórnia e queria tirar uma duvida. Como vc conseguiu ir no aquário de Monterey, fazer a 17 Mile, almoçar e conhecer Carmel e ainda descer até Santa Barbara no mesmo dia? Vejo roteiros em que a pessoa desce de Monterey direto para a Big Sur e ainda recomenda dormir uma noite no meio do caminho para SB pra não ficar muito corrido…
Olá Ana Paula! Desculpa a demora para responder. Estava tendo problemas com o site. Esse é um percurso que dá para fazer em um dia ou em vários dias. Depende do tempo que cada pessoa tem disponível. E para quem pode e tem tempo, vale muito a pena dormir em diversos pontos no meio desse percurso. Adoraria ter passado vários dias em cada lugar (até comento isso nos posts), mas infelizmente era isso que dava pra fazer. Nós dormimos em Monterey e acordamos cedinho para aproveitar melhor dia. Chegamos em Santa Barbara no começo da noite. =)
Oi Anna, tudo bem? amo seu site e sempre venho aqui bisbilhotar. Agora estamos planejando uma viagem pra California com nossas filhas ( que na epoca terão 3 e 1 ano). Por onde vc comprou sua passagem ? queria um site onde posso escolher ida e volta com destinos diferentes, assim como vc fez.!
obrigada e Parabens pelos relatos tão detalhados e que tanto nos ajudam!