Cruzeiro Disney Dream – Bahamas – post 1 (sobre a Disney Cruise Line, seus navios, itinerários, compra do pacote, escolha da cabine e o que está ou não incluído no valor pago)

No primeiro semestre desse ano fizemos o nosso primeiro cruzeiro da forma mais kid-friendly possível: embarcamos no navio Disney Dream rumo às Bahamas!

Perdoem-me por ser redundante e usar a tradução do nome do navio, mas aquilo tudo é mesmo um SONHO. O sorriso fácil, sincero, realizado da nossa filha durante todo o tempo em que esteve lá reflete um serviço de primeiro mundo, com muita atenção aos detalhes e elaborado com a “fórmula mágica” da Disney.

Isabela absolutamente encantada na Sail Away Party.
Isabela absolutamente encantada na Sail Away Party.

E como eles sabem encantar os clientes… A emoção de sermos recebidos no navio com um caloroso “Welcome aboard Ramos Family!” e uma salva de palmas da tripulação, a alegria do contato direto com os personagens, as atrações dignas dos melhores produtos de entretenimento… Da emocionante buzina na hora de o navio partir ao espetáculo de fogos em alto mar, da comida deliciosa e ilimitada às surpresas que nos deixavam na cabine… Não houve uma vez sequer em que tenhamos cruzado com um funcionário no navio sem sermos educadamente cumprimentados. Se a Bela estivesse fantasiada de princesa, então, sempre era elogiada por qualquer funcionário que a avistasse no caminho… Carinho, respeito e atenção ao cliente sem medidas. Que bom! É disso que gostamos, não é mesmo?

Enfim… Foi uma experiência incrível não só para a Bela, mas para toda a família e começamos agora a compartilhá-la com vocês aqui no blog.

Como há muito a ser dito sobre o Cruzeiro Disney, dividi a nossa experiência em uma série de sete posts. No de hoje, falaremos um pouco sobre a Disney Cruise Line, quais os navios e destinos, como comprar o pacote, daremos dicas sobre a escolha da cabine, a forma de pagamento e o que está ou não incluído no pacote. Você perceberá que, ao longo do texto, já vamos deixando nossas impressões e passando dicas especiais para que você possa aproveitar essa experiência ao máximo.

Disney Cruise Line

A Disney Cruise Line, subsidiária da The Walt Disney Company, opera atualmente quarto navios: o Disney Dream, o Disney Fantasy, o Disney Magic e o Disney Wonder.

O Dream e o Fantasy são os mais novos e são estruturalmente semelhantes. O Magic e o Wonder também são similares.  No entanto, a decoração e os atrativos apresentam diferenças, o que permite que cada navio seja “novo” para quem quer experimentar mais de um cruzeiro.

Saiba aqui quais são as principais diferenças entre os navios da Disney.

Os destinos trabalhados pela Disney são bem diversificados. Os cruzeiros para as Bahamas (de 3, 4 ou, ocasionalmente 5 dias) e para o Caribe (7 dias), com saída do Porto Canaveral (pertinho de Orlando), na Flórida,  são oferecidos o ano inteiro.

Disney Dream atracado na ilha de Castaway Cay, nas Bahamas. Créditos: © Disney

Os demais cruzeiros são distribuídos ao longo do ano. Durante o verão no hemisfério norte (de maio a agosto), é possível fazer o cruzeiro pelo Alasca e o cruzeiro pela Europa (em 2016, o europeu também vai ser oferecido em setembro).

Outros destinos esporádicos são: Costa da Califórnia, Canadá e New England, Havaí, México, Canal do Panamá e Transatlântico.

Também é possível fazer o cruzeiro pelas Bahamas, Caribe ou Canal do Panamá com saída do Porto de Miami. Os navios que saem de lá são o Magic e o Wonder, quando não estão em uso em outros destinos.

Neste link é possível escolher um cruzeiro de acordo com o destino, o mês disponível para a viagem, o porto de partida, a quantidade de dias disponíveis para a viagem ou o navio que preferir.

A reserva e a compra do pacote podem ser feitas diretamente no site da Disney Cruise Line, de forma bem intuitiva, neste link. Também há agentes de viagem que oferecem esse serviço.

A nossa escolha

Escolhemos o cruzeiro no navio Disney Dream, com duração de 4 noites e saída do Porto Canaveral, com destino às Bahamas.

 

Créditos: © Disney

Os nossos portos de parada foram Nassau (capital das Bahamas) e Castaway Cay (ilha da Disney). Tínhamos um dia sem nenhuma parada, quando o navio permaneceu no mar e pudemos curtir melhor as atrações do Dream. Há tanto o que fazer dentro do navio, que consideramos esse dia extra essencial.

Escolhendo a cabine

A escolha da cabine pode parecer uma etapa relativamente simples no processo de compra de um pacote, mas é um pouco mais complicada do que aparenta.

É preciso saber se você prefere ficar na parte da frente (forward) ou na parte de trás (aft) do navio. Se prefere andar baixo ou alto, perto ou longe da agitação, na parte interna do navio ou na parte voltada para fora. Cabine com janela (porthole) ou com varanda. Enfim… São muitas as decisões. E depois que comecei a pesquisar, percebi até que tinha que me preocupar se a “paredinha” da minha varanda era transparente ou branca. Descobri que, com crianças pequenas, a transparente é mais legal pois eles não ficarão tentando “escalar” a paredinha para enxergar o mar (o que seria perigoso).

Também no processo de escolha da cabine, descobrimos que algumas têm “oversized verandah” (varanda com o tamanho maior que as demais) e que custam o mesmo preço que as demais cabines da mesma categoria com varanda menor. Decidi que queria uma com varandona, claro!

Uma ferramenta que me ajudou bastante na escolha da cabine foi o site Cruise Critic, onde as pessoas postam depoimentos (reviews) sobre as cabines onde se hospedaram. Assim como ele, há vários outros que dão dicas sobre as boas cabines nos navios, como o Cruise Advice.

Nós terminamos escolhendo a cabine 6192, localizada no aft (bem no fundo do navio), com varanda oversized. Nós amamos a nossa cabine e não temos nenhuma queixa sobre ela. Nos portos de parada, o fundo do navio fica voltado para a terra, o que proporciona uma boa vista da localidade visitada. Na hora de ir embora, também temos uma vista privilegiada do lugar de afastando, do reboliço das águas ficando para trás.

Nossa varanda enorme, bem no fundão do Disney Dream.

Algumas pessoas que já se hospedaram na nossa cabine, mencionam o barulho da bandeira que fica hasteada enquanto o navio está parado nos portos (no mar, ela é recolhida). Honestamente, o tal “barulho” não nos incomodou nem um pouco, até porque enquanto ela estava tremulando, nós estávamos aproveitando o porto de parada e, quando voltávamos à cabine, achávamos até gostoso o barulho e poder enxergar um pedacinho dela.

A bandeira do navio hasteada enquanto ele está parado em Nassau. No fundo, pode-se ver o resort Atlantis.

Também falam que na região do aft, é possível sentir mais a vibração dos motores do navio, mas essa sensação só é maior quando estamos ancorando ou partindo. Nada que não possa ser suportado.

Para quem costuma enjoar em navios, os especialistas recomendam escolher uma cabine em um andar baixo e no centro do navio, onde a estabilidade é melhor sentida. Também falam que poder enxergar a parte externa do navio é importante. Então é bom escolher uma cabine que tenha varanda ou pelo menos janela.

Resumindo, nossa principal dica sobre a escolha da cabine é: depois que vir quais estão disponíveis na categoria que você pretende e na data da sua viagem, jogue o número da cabine no Google e veja o que as pessoas falam sobre ela. Eu “googlei” Disney Dream 6192 stateroom, li as inúmeras opiniões de quem já ficou nela e percebi que era uma boa escolha, daí, então, fechei o pacote.

Uma dica para quem quer economizar: as cabines internas (sem varanda e sem janela) são as mais baratas do navio. Nos navios da Disney, há uma falsa janela/porthole (que eles chamam de Magical Porthole), com uma tela que transmite imagens em tempo real da parte externa do navio. Assim, ele simula uma janela de verdade. Vez ou outra aparece um personagem da Disney no vídeo para dar uma animada. Assim, é possível diminuir a sensação de estar em um lugar fechado, sem contato algum com a parte externa do navio. Veja aqui um vídeo que demonstra como é essa janela virtual: https://www.youtube.com/watch?v=DZw8o3vvN-o.

Um post bem interessante sobre a escolha da cabine nos navios da Disney é esse aqui do blog Mousesavers. Além de darem dicas sobre como economizar na compra do pacote, eles também falam sobre “cabines com portholes secretos”, que, na verdade, são cabines que têm janela com vista ligeiramente obstruída e, por esse motivo, são vendidas como se fossem cabines internas. É uma forma de ter um quarto que recebe luz natural, pagando um pouco menos. De acordo com o blog, essas cabines só estão disponíveis nos navios Magic e Wonder.

Forma de pagamento

Para confirmar a reserva, é necessário fazer um depósito inicial com o cartão de crédito. Daí dá para ir pagando o saldo restante à medida que for conveniente para você. É só fazer o login no site e pagar mais uma parte. Quem determina quanto vai pagar a cada momento é o comprador, desde que uns 2 ou 3 meses antes do cruzeiro, o pagamento integral tenha sido realizado. Eles deixam o prazo final para pagamento bem claro e enviam lembretes por e-mail.

Acho essa forma de pagamento bem conveniente, pois, dessa forma, dá para se organizar melhor com relação ao câmbio e às finanças pessoais. Suponhamos que o valor do dólar tenha dado uma melhorada, então o comprador do pacote pode aproveitar para adiantar uma parcela bem gorda. O dólar subiu muito esse mês? Dá para arriscar, não pagar nada agora e deixar para ver se dá uma baixada no próximo mês. Recebeu o décimo terceiro? Aproveita e quita logo o pacote do cruzeiro. Enfim… É assim que funciona, deu para entender?

O que está incluído

  • Hospedagem em cabine confortável com banheiro separado em duas partes (na grande maioria, o chuveiro e pia ficam em um lado, e o vaso e mais uma pia do outro lado, o que permite que mais de uma pessoa use os banheiros ao mesmo tempo), frigobar, secador de cabelo, telefones (wave phones, sobre os quais falarei melhor adiante), muito espaço nos armários para guardar as roupas e muito espaço embaixo da cama para guardar as malas vazias e o carrinho de bebê, televisão com filmes divertidíssimos da Disney (viciamos em uns curtas engraçadíssimos do Mickey, Pateta e Donald, para ter uma ideia, assista Potatoland – https://www.youtube.com/watch?v=bElcEMabhoU), mesinha de trabalho. Os demais móveis e a disposição deles, dependem do tipo de cabine (por exemplo, como estávamos em uma cabine com varanda oversized, tínhamos 2 espreguiçadeiras, 2 cadeiras e uma mesinha na varanda – nas varandas menores só há cadeiras). Para quem vai com crianças pequenas, o berço também é gratuito. Eles também colocam no quarto um lixeiro especial para crianças que usam fraldas. Um detalhe interessante nas cabines é que há uma cortina que pode ser usada para separar a área onde as crianças dormem da área dos adultos, o que dá um pouco mais de privacidade para as famílias.
  • Todas as refeições (exceto bebidas alcoólicas), desde o almoço no dia do embarque até o café da manhã no dia do desembarque. Vale lembrar que é possível comer de tudo, quantas vezes quiser. Está na dúvida entre os pratos principais do jantar? Escolha todos! Quer repetir a sobremesa? Pode repetir quantas vezes quiser (ou quantas aguentar). Seu filho não quer nada do menu infantil, mas ficou de olho na sua lagosta? Vá em frente e peça o prato dos adultos para ele. Ah, ele decidiu que agora também vai querer o prato infantil? Por que não? Mais um prato infantil, por favor. É assim que funcionam as coisas lá. Ah! Eles providenciam cadeirão ou buster para crianças menores e copo apropriado para a idade. Tudo isso pode ser determinado pelo próprio cliente, no ato da reserva do pacote.
Café da manhã no restaurante Cabanas. E esses waffles do Mickey com maple syrup? Delícia!
Café da manhã no restaurante Cabanas. E esses waffles do Mickey com maple syrup? Delícia!
  • Refrigerante, café, chá gelado e água à vontade, no deque das piscinas e nos restaurantes. No deque das piscinas há estações onde é possível se servir à vontade ao longo do dia. Copos de papel estão sempre disponíveis, mas vale levar garrafinhas para encher com água e levar para a cabine, assim, não é necessário comprar água mineral. No restaurante Cabanas há água e sucos à vontade, durante seu horário de funcionamento. Nos demais restaurantes, basta pedir ao garçom e ele prontamente trará as suas bebidas.
Café da manhã no restaurante Cabanas. E esses waffles do Mickey com maple syrup? Delícia!
  • Sorvete à vontade no deque das piscinas (all-you-care-to-eat-ice-cream).
Sorvete à vontade. Dá para se servir no copinho ou na casquinha.
Sorvete à vontade. Dá para se servir no copinho ou na casquinha.
  • Lanches no deque das piscinas: hambúrguer, cachorro-quente, pizza, batatas fritas, costelinha… Tudo no melhor estilo barbecue americano.
Lanchinho gostoso no deque da piscina. E essa vista?
  • Lanches pós-balada na área exclusiva para adultos.
  • Área das piscinas. Todas as atividades, incluindo piscina da família, piscina infantil, splash zones (Nemo’s Reef), toboáguas e piscina exclusiva para adultos. O uso das toalhas na piscina é gratuito.
Piscina + filminho da Disney
  • Sports deck com basquete, mini-golfe, ping-pong e shuffleboard e fitness center (os simuladores de esportes e os tratamentos no spa são pagos à parte).
  • Festas e apresentações no deck, espetáculo com fogos de artifício (que acontece na maior parte dos itinerários).
Encantados na Festa dos Piratas
  • Experiências com personagens.
Encontrando a Anna e a Elsa. Inesquecível...
Encontrando a Anna e a Elsa. Inesquecível…
  • Kids clubs – recreação infantil dividida em três clubes (3 a 12 anos, 11 a 14 anos e 14 a 17 anos). Todas as refeições servidas no kids club também estão incluídas (exceto o “Make your own smoothie”, servido no Vibe). No entanto, para crianças de até 3 anos, o berçário (It’s a small world) é pago à parte.
Quanto do Andy no Kids Club.
Quanto do Andy no Kids Club.
  • Shows ao vivo, no maior estilo Broadway/Disney.
  • Cinema 3D, que exibe inclusive lançamentos da Disney.
  • Atividades para famílias, incluindo filmes exibidos ao lado da piscina, jogos, quizz, shows com música ao vivo e muito mais.
  • Atividades exclusivas para crianças, adolescentes ou adultos.
  • Serviço de quarto 24 horas (a gorjeta do serviço de quarto deve ser paga à parte). Só fique atento porque as bebidas e coisas engarrafadas / enlatadas industrialmente são pagos à parte. Por exemplo: a latinha de Coca-Cola é paga à parte. O suco de laranja que vem no copo de vidro é grátis. Na dúvida, pergunte ao atendente do serviço de quarto quais bebidas são gratuitas.
Serviço de quarto para a senhorita Bela
  • Enquanto as crianças brincam no Kids Club, os adultos podem aproveitar as áreas “Just for Adults”: piscina exclusiva, casas noturnas, lounges.
  • Serviço de limpeza de quarto realizado duas vezes ao dia. Uma durante o dia e outra enquanto a família está no jantar. Nessa segunda arrumação, o camareiro arruma o quarto, o berço, fecha as cortinas, coloca toalhas sequinhas e quentinhas (sempre deixa uma toalhinha trabalhada como escultura de animal, feita com alguma peça que tenhamos deixado de bobeira pelo quarto – amamos muito cada surpresa!), ajusta a iluminação para um modo “fim de noite” e deixa chocolatinhos e a programação do dia seguinte em cima da cama. Como não pirar de amor pelo serviço nesse cruzeiro?
Surpresinha deixada pelo nosso host Alberto: um macaquinho usando os óculos do papai!
Surpresinha deixada pelo nosso host Alberto: um macaquinho usando os óculos do papai!
  • Itens de higiene pessoal da marca H2O+, que não faz teste em animais.
Produtos da marca H2O+ com a carinha dos personagens da Disney
  • Guest Service 24 horas.
  • Eventos especiais no Halloween e na época próxima ao Natal.
  • Wave phones. Cada quarto tem dois telefones, por meio dos quais os hóspedes podem manter contato com outros passageiros dentro do navio e na ilha Castaway Cay. Esse telefone também pode ser usado pelos “tios” do Kids Club e do berçário para se comunicarem com os pais, caso precisem de alguma coisa ou as crianças queiram voltar para os pais.
  • Na ilha da Disney – Castaway Cay – estão incluídos: transporte de tram ao longo da ilha, almoço – buffet em estilo barbecue, sorvete e bebidas não-alcoólicas à vontade, entrada em todas as praias (inclusive a exclusiva para adultos), cadeiras de praia, guarda-sóis e redes, entretenimento na ilha (incluindo shows musicais e kids club), trilhas, esportes de praia, aulas de ioga, splash zone, encontros com personagens, empréstimo de carrinho, escorregador no Pelican Plunge.
Carrinho "grátis" na Castaway Cay.
Carrinho “grátis” na Castaway Cay.

O que NÃO está incluído

  • Bebidas alcoólicas. Se você pretende economizar um pouco nesse quesito, saiba que a Disney Cruise Line é uma das companhias de cruzeiro que permite que os passageiros levem suas próprias bebidas alcoólicas a bordo (BYOB). O passageiro precisa ter mais de 21 anos e levar as bebidas na bagagem de mão. Obviamente, há um limite com relação à quantidade de garrafas/latas. Saiba mais aqui.
  • Bebidas engarrafadas / enlatadas e saquinhos fechados e industrializados de castanhas, amendoins, cereais no room service.
  • Água mineral engarrafada (mas você tem água de graça e à vontade no deck da piscina – é só encher umas garrafinhas e levar para o quarto).
  • Tratamentos no spa e salão de beleza.
  • Jogos no Arr-cade.
  • Simuladores esportivos.
  • Pipoca no teatro e no cinema.
  • Refeições nos restaurantes exclusivos para adultos Palo e Remy.
  • Passeios nos portos de parada.
  • Aluguel de bicicletas, boias, caiaques, pedalinhos, equipamentos de mergulho, etc. em Castaway Cay.

  • Berçário (para menores de 3 anos).
  • Internet wi-fi (uma bênção – diria que ganhamos “de graça” 4 dias desconectados).
  • Fotos feitas pelos fotógrafos da Disney. As fotos podem ser adquiridas impressas ou em cd na última noite do cruzeiro. Não é barato, mas vale à pena.
  • Souvenires e presentinhos (obviamente).

Espere pagar à parte

Como você pôde ver na lista acima, algumas coisas não estão incluídas no valor pago pelo cruzeiro, mas muitas delas nem fazem tanta falta assim se não forem adquiridas. Mas há algo que não está incluído e é super importante e você PRECISA considerar no orçamento para a viagem:

  • Nesse quesito, a Disney Cruise Line facilitou bastante a vida de quem viaja com eles. Eles fazem uma sugestão de valor de gorjeta para cada pessoa que prestou serviços diretos ao cliente (garçom, assistente de garçom, chefe dos garçons) e stateroom host/hostess (que cuida das cabines, tipo um camareiro, mas mais próximo aos hóspedes). Na última noite do cruzeiro, eles enviam o valor total a ser pago por pessoa (crianças também pagam), por dia de cruzeiro. Esse valor é debitado diretamente no cartão de crédito vinculado à cabine. Basta que o hóspede assine um mini formulário que eles entregam na cabine e depositá-lo no balcão de atendimento ao cliente. Se o hóspede quiser alterar o valor, é só comunicar no próprio formulário. Eles também providenciam envelopes para que você coloque o canhotinho do comprovante das gorjetas e entregue ao funcionário na última noite. Você pode aproveitar o envelope para acrescentar algum dinheiro (se quiser), uns doces, uma cartinha de agradecimento, enfim… O “algo a mais” fica a critério de cada um.

Vale lembrar que as gorjetas para room-service, serviço de bebidas alcoólicas em bares e na praia, spa, berçário, etc., devem ser pagas à parte. Fique atento. Se em algum momento, você for consumir algum serviço pago à parte e encontrar “Gratuity not included” escrito, significa que você deve providenciar a gorjeta no ato.

 

No próximo post, falaremos sobre os preparativos para o cruzeiro Disney! Não perca.