Bubba Gump Shrimp Co.: para comer bem e lembrar do “Forrest, Forrest Gump”

Quem não se emocionou assistindo ao Forrest Gump contando a história da sua vida, sentado em um banquinho no ponto de ônibus? Eu me emocionei MUITO e continuo me emocionando com esse filme indicado a 13 Oscar e ganhador de 6. Já assisti mais de dez vezes e, se eu estiver zapeando e der de cara com ele, não consigo mudar para outro canal. Toda vez que assisto, choro litros! Forrest Gump é tão parte das nossas vidas, que a canção original, composta por Alan Silvestri, tocou no nosso casamento durante a entrada da minha irmã e da daminha.

Forrest Gump, um dos maiores filmes de todos os tempos. Créditos do cartaz: Paramount Pictures

Imagine agora um restaurante totalmente inspirado em Forrest Gump: O Contador de Histórias. Melhor ainda: imagine que a especialidade do restaurante é camarão! Gostou da ideia? Então você precisa conhecer o Bubba Gump Shrimp Co., uma cadeia que conta atualmente com 40 restaurantes presentes nos Estados Unidos, México, Malásia, Londres, Hong Kong, Indonésia e Filipinas.

No filme, a empresa Bubba Gump Shrimp Co. foi fundada por Forrest em homenagem ao seu amigo Bubba, morto na guerra do Vietnã. Enquanto serviram juntos na guerra, Bubba não parava um segundo de falar sobre os camarões que sua mãe preparava. O nome da companhia é uma fusão dos nomes dos dois amigos. O negócio dá certo e é responsável pelo sucesso do protagonista no mundo dos negócios.

Bubba e Gump tornaram-se amigos quando serviram ao Exército. Créditos: Paramount Pictures

Na vida real, encontramos no menu do restaurante Bubba Gump principalmente pratos à base de camarão e frutos do mar, mas eles também servem pratos do sul dos Estados Unidos (já que Forrest era do Alabama) e da culinária cajun.

A culinária cajun – criada na Louisiana (também estado do sul) pelos descendentes colonos de origem francesa expulsos da Acadie, no leste do Canadá – está intimamente conectada às tradições culinárias francesas e espanholas trazidas pelos colonos. Cebola, aipo e pimentão, pimenta vermelha, orégano, páprica e alho estão entre os ingredientes que marcam os pratos dessa cozinha. Nos Estados Unidos, é muito comum encontrar pratos cajun (frango, arroz, frutos do mar…). Um bem famoso é o Jambalaya, uma espécie de “paella” da Louisiana e que está no cardápio do Bubba Gump.

Os nomes dos pratos no cardápio remetem a personagens e acontecimentos do filme: “Run Across America Sampler”, “Jenny’s Catch”, “Lt. Dan’s Surf & Turf”, “Mama’s Southern Fried Chicken”, “Forrest’s Seafood Fiest”, “Bubba’s After the Storm ‘Bucket of Boat Trash’”… Eles também têm um menu especial sem glúten.

O restaurante, totalmente kid-friendly, tem menu infantil, que vem com giz de cera para colorir. Os nomes dos pratos também remetem a personagens e a apresentação do prato é bem bacana, “old shool”, com o frango frito servido em um “jornal” e gelatina de brinde.

Mama Gump’s Chicken Strips
Cardápio infantil

Clique aqui e veja o menu completo do Bubba Gump.

O menu de bebidas é apresentado em forma de raquete de ping-pong (esporte que o Forrest jogou) e os drinks são deliciosos e criativos. Há várias opções sem álcool. A criançada se esbalda.

A Bela provando o Mango Sparkler (manga, limonada, Sprite e suco de laranja), mas ela preferiu ficar na limonada com mirtilo mesmo.
A Bela tomando a Louisiana Blue Lemonade, – limonada com mirtilo
CoronaRita – Corona + Marguerita

Na nossa última viagem à Flórida, fomos ao Bubba Gump do Bayside Marketplace (veja mais sobre esse shopping no post anterior). O restaurante tem um ambiente aberto, com mesas sob ombrelones e um espaço fechado com mesas estilo diner americana.

 

Bubba Gump Shrimp Co., Bayside Marketplace, Miami

A decoração, típica de restaurante americano de frutos do mar, é bem agradável. Figurinos usados no filme, fotografias, frases eternizadas pelos personagens prendem a nossa atenção por um bom tempo. Nas mesas, plaquinhas orientam o garçom a respeito da necessidade de serviço (“Run Forrest Run” ou “Stop Forrest Stop”).

Ambiente agradável do Bubba Gump.
Plaquinha para indicar aos garçons se precisa ou não ser servido e menu em forma de raquete.

Como todo bom restaurante temático americano, eles contam com uma boa loja de lembranças tentadoras, principalmente se você tem crianças no grupo. Elas querem comprar tudo!

Lojinha de souvenir
Lojinha de souvenir

Atualmente, o Bubba Gump Shrimp Co. pertence ao grupo Landry’s, do qual também fazem parte o Rusty Pelican, o Rainforest Cafe, o T-Rex Cafe, entre outros restaurantes.

Na nossa opinião, vale muito a pena conhecer o Bubba Gump. A nossa experiência com eles é de comida, atendimento, atenção à criança e ambiente excelentes.

Uma curiosidade off-topic: Em 2000, o ator Chris Pratt era garçom do Bubba Gump de Maui, no Havaí, quando foi descoberto pela diretora Rae Dawn Chong.