O que fazer em Seattle: dicas de passeios para curtir a cidade em 3 ou 4 dias
Pelo post anterior, já deu para vocês verem o quanto gostamos de Seattle. Nesse post, vamos dar dicas de passeios para fazer pela cidade.
Dividi os passeios em três partes: Seattle Waterfront, Seattle Center e outros passeios. Assim, facilita o planejamento do roteiro de vocês. Vale lembrar aqui que essas atrações ficam localizadas a uma pequena distância umas das outras, então dá para agrupá-las, fazendo um dia as que ficam na orla e no outro as que ficam no Seattle Center, por exemplo.
SEATTLE WATERFRONT
A orla de Seattle é uma graça e é uma delícia caminhar por ela. Os píeres ficam próximos uns dos outros e os principais atrativos ficam concentrados a uma pequena distância uns dos outros.
Há muitos bons restaurantes de frutos do mar, onde se pode provar caranguejos gigantes, lagostas, camarões e uma boa clam chowder (um tipo de creme/sopa de mariscos, bem tradicional nos Estados Unidos).
Muitos dos atrativos turísticos de Seattle ficam na Waterfront (orla). O aquário (Seattle Aquarium), a roda gigante (Seattle Great Wheel), os passeios de barco Argosy Cruises, o mercado público (Pike Place Market)…
Para visitar essa região, conseguimos estacionar o motorhome bem em frente ao aquário, na Alaskan Way, altura do número 1510. Lá tem um estacionamento coberto com elevadores para o Pike Place Market, mas deixamos na parte aberta (por causa da altura do motorhome), embaixo do viaduto. Paramos o estacionamento pelo aplicativo que é baixado no site paybyphone.com.
Seattle Aquarium
O Aquário de Seattle não é enorme como outros aquários americanos mais famosos, mas tem muitos atrativos para crianças. Possui uma boa variedade de espécies e uma área interativa bem bacana, onde as crianças podem tocar em alguns invertebrados como estrelas, ouriços, anêmonas e pepinos do mar.
Uma coisa bacana é que o aquário foca bastante na educação ambiental e nos ecossistemas de Puget Sound, o enorme estuário onde a cidade de Seattle está localizada, o que torna o passeio uma boa oportunidade para conhecer melhor a natureza daquela região.
Além dos animais aquáticos, aves e mamíferos (focas e lontras) também fazem parte da exposição e encantam os pequenos.
O ingresso para visitar o Seattle Aquarium está incluído no Seattle CityPASS.
O Felipe e a Isabela amam aquários e ficaram super empolgados durante a visita. Nos vídeos que gravamos, é possível ouvir por diversas vezes os gritinhos do Felipe, que se empolgava bastante em cada sessão. Difícil era conseguir tirar ele de um ponto para levar para outro.
Seattle Great Wheel
A icônica roda gigante de Seattle fica no píer 57, bem ao lado do Aquário. O ingresso dá direito a três voltas completas na roda, o que deve levar em torno de 15 a 20 minutos. A vista que se tem de lá é linda! Fomos perto do pôr-do-sol e valeu super a pena.
Pike Place Market
O Pike Place Market é um mercado público que foi inaugurado em 1907. Atualmente é um dos mais antigos Farmer’s Markets em funcionamento nos Estados Unidos. Ele é super charmoso e tem muitas lojas de lembranças e artesanato, restaurantes pequenos e familiares e diversas lojas onde produtores e pescadores locais vendem seus produtos. Só pelo colorido das flores, frutas e legumes, já valeria a visita. Mas some-se a isso os homens lançando peixes uns para os outros nas peixarias, temos um espetáculo.
É no mercado que fica a primeira Starbucks, um dos pontos turísticos de Seattle.
Do alto do mercado, tem-se uma linda vista da Elliott Bay e da orla de Seattle.
Argosy Cruises
A Argosy Cruises é uma empresa que oferece diferentes tipos de passeios de barco pela cidade de Seattle. O Harbour Cruise, que é um passeio de uma hora de duração onde se pode ter vistas panorâmicas da skyline de Seattle e do estuário Puget Sound, está incluído no Seattle CityPASS.
O passeio é guiado. Nele dá para conhecer um pouco mais sobre a história de Seattle e se impressionar com as belezas da Elliott Bay e das cadeias de montanha que circundam Seattle (Olympic e Cascade).
Infelizmente nós não conseguimos fazer esse passeio de barco, pois como alguns sabem, o Felipe teve um probleminha de saúde nessa viagem, o que acabou atrasando um pouco a nossa programação. No entanto, conhecemos inúmeras pessoas que fizeram e recomendam este passeio.
Para conhecer todos os passeios que a Argosy Cruises oferece, clique aqui.
Jogo dos Seattle Seahawks ou dos Seattle Mariners
A pouco mais de 20 minutos de caminhada do Aquário, ficam os estádios de futebol americano (CenturyLink Field) e de baseball (Safeco Field) de Seattle. Quem nos acompanha aqui no blog sabe bem o quanto curtimos assistir a alguma partida esportiva (seja futebol americano, basquete, baseball ou hockey) quando estamos nos Estados Unidos. Já vimos jogos dos New York Yankees, Boston Red Sox, Chicago Cubs, Anaheim Ducks, Los Angeles Lakers, Green Bay Packers… Claro que não podíamos perder a oportunidade de conhecer o estádio que é conhecido por ser o mais barulhento da NFL, o CenturyLink Field, casa dos Seattle Seahawks.
É uma experiência que, sem sombra de dúvida, vale muito a pena. Vimos os Seahawks ganharem lindamente dos Indianapolis Colts de 46 a 18. Daquelas experiências para guardar pra sempre na memória…
SEATTLE CENTER
Construído para a Expo 62, também conhecida como Century 21 Exposition, o Seattle Center é um complexo de lazer que reúne atrativos relacionados a arte, cultura, educação, turismo e entretenimento. O atrativo mais famoso do lugar é a própria Space Needle, que deve ser atualmente o mais famoso atrativo da cidade.
O monotrilho de Seattle (Seattle Center Monorail) foi construído para conectar o Seattle Center à região de downtown. Hoje ele é um dos marcos históricos da cidade.
No Seattle Center ficam vários atrativos importantes da cidade, além da Space Needle: o Chihuly Garden and Glass, o Museum of Pop Culture, o Seattle Chindren’s Museum, o Pacific Science Center, entre outros.
Space Needle
Talvez a Space Needle seja um dos cartões postais mais caricatos de Seattle. Pelo menos, sempre que eu pensava em Seattle, pensava imediatamente nela. Aquela torre enorme com uma espécie de espaçonave no topo.
A subida até o topo da Space Needle é um passeio indicado para quem deseja ter uma vista panorâmica de toda a cidade de Seattle e arredores. De preferência, faça a subida em um dia de céu azul, para tirar o máximo proveito do visual dessa cidade linda!
O ingresso para subir na Space Needle está incluído no Seattle CityPASS, mas atenção: é necessário agendar o horário da subida lá na recepção da Space Needle!
Museum of Pop Culture (antes conhecido como Experience Music Project Museum)
O Museum of Pop Culture é super legal por dentro e por fora.
Por fora, aquela construção moderna, colorida, projetada por Frank Gehry, que chama a atenção e se destaca na paisagem. Por dentro, tudo para deixar os fãs da cultura Pop de queixo caído. Cinema, música, esporte, videogame… Muitas exposições interativas, objetos que pertenceram a grandes ídolos da música e do cinema, artefatos que estiveram em filmes que marcaram nossas vidas…
Na área da música, as crianças se divertem aprendendo a tocar diversos tipos de instrumentos musicais. Tem até salas para as pessoas tocarem juntas. Tudo feito de forma lúdica e interativa. A Bela pirou e não queria mais sair das salinhas da bateria e da guitarra.
O ingresso para conhecer o Museum of Pop Culture está incluído no Seattle CityPASS.
Como é um passeio 100% coberto, o museu é uma ótima opção de passeio para quando está chovendo na cidade. Foi o que fizemos no único dia que amanheceu meio “feio” em Seattle. Visitamos o Museu do Pop e o Chihuly Garden and Glass.
Bem ao lado do museu, o Artists At Play, um playground gratuito com pegada bem artística encanta a criançada e deve ser um dos playgrounds mais bacanas que já vimos nos Estados Unidos. E olha que já fomos em muitos playgrounds incríveis por lá! Vale super a pena investir um tempo de qualidade em família nesse playground.
Chihuly Garden and Glass
O Chihuly Garden and Glass foi um programa que me surpreendeu de forma muito positiva na cidade Seattle. A exposição reúne obras do artista Dale Chihuly, nascido em Tacoma, região metropolitana de Seattle.
Chihuly é escultor de vidros e seu trabalho incrível me emocionou bastante. Não sei dizer o que aconteceu, mas o lugar me tocou de verdade e confesso que cheguei a chorar quando entrei no primeiro salão. Curtimos muito a exposição e a forma como ele mescla de forma tão harmoniosa o jardim de vidro ao jardim natural. O trabalho é belíssimo e muito original. Achei que valeu super a pena termos visitado.
O ingresso para conhecer a exposição está incluído no Seattle CityPASS. É uma boa opção de programa para dias mais chuvosos, embora uma parte da exposição esteja localizada em um jardim que fica na área externa.
Ride the Ducks of Seattle
Quando estiver batendo perna pela cidade de Seattle, sem dúvida você cruzará em algum momento com os “ducks” levando turistas para conhecerem a cidade em um citytour muito divertido. Os ducks são adaptações de veículos anfíbios que eram usados na Segunda Guerra Mundial (os DUKWs), o que significa que são veículos que transitam na terra e na água. E se é assim, o tour dos ducks inclui um passeio pela cidade e um pequeno cruzeiro pelo Lake Union.
O grande diferencial desse tour é mesmo a diversão. Os guias são engraçadíssimos e os passeios têm até trilha sonora, “torcida organizada”, apitos que fazem som de pato… É muito animado e as crianças curtem bastante!
Como o passeio é guiado em inglês, eu diria que ele é bem melhor aproveitado por quem entende bem o idioma. Quem não fala inglês, vai perder boa parte da diversão, pois a narração do passeio é quase uma espécie de set de stand-up comedy. O nosso guia, o Capitão Chance O’Rayne (trocadilho com Risco de Chuva, já que estamos em Seattle) era super talentoso, estudou artes cênicas na faculdade e é garantia de muitas risadas.
É bem interessante o momento em que o Duck sai da rua e entra na água. As crianças curtem bastante a ideia de um “carro que sabe nadar”.
Sem dúvida, curtimos muito o passeio Ride the Ducks of Seattle. Uma forma bem diferente e excêntrica de conhecer mais sobre a história, a atualidade e os pontos turísticos da cidade. Os passeios partem de um ponto super conveniente, bem ao lado do Seattle Center.
OUTROS PASSEIOS
Além dos passeios que mencionamos nesse post, as pessoas falam muito bem do Museum of Flight, da Seattle Public Library e do Pacific Science Center, que ficaram para uma próxima visita nossa à cidade.
No entorno de Seattle, dois passeios que valem à pena são o das Snoqualmie Falls, sobre o qual já falamos nesse post: https://pezinhonaestrada.com/2018/06/11/roadtrip-na-i-90-onde-parar-na-estrada-de-idaho-washington-state-caminho-de-seattle/ e o Mount Ranier, que não chegamos a conhecer, mas que está cheinho de relatos interessantes de blogs pelo Google.
Seattle CityPASS
Seattle é uma das cidades americanas que conta com o passe CityPASS. Com o Seattle CityPASS, você tem o direito de visitar 5 atrações da cidade, economizando até 50% no que gastaria no valor total dos ingressos comprados separadamente. O Seattle CityPASS custa atualmente (agosto de 2018) 89 dólares para adultos (pessoas a partir de 13 anos) e 69 dólares para crianças de 5 a 12 anos. Se o seu filho tem menos de 5 anos, a entrada em algumas das atrações incluídas no passe é gratuita e em outras é paga, se acordo com a faixa etária (saiba mais aqui).
As atrações que estão incluídas no Seattle CityPASS são:
1 – Space Needle
2 – Seattle Aquarium
3 – Argosy Cruises Harbor Tour
4 – Museum of Pop Culture (MoPOP) OU Woodland Park Zoo
5 – Chihuly Garden and Glass OU Pacific Science Center
COMPRAS
Como toda boa cidade americana, Seattle também é um bom local para fazer compras. Dentro da cidade e/ou em seu entorno, conta com as lojas favoritas dos brasileiros, como Target, TJMaxx, Dollar Tree, Walmart e outlets próximos à cidade. No dia do jogo dos Seahawks, nós fomos ao The Outlet Collection Seattle e achamos bem bacana. Eles também têm um outlet da famosa rede Premium o Seattle Premium Outlets.
No próximo post vamos falar como fizemos para sair dos Estados Unidos e voltar para o Canadá de ferryboat, partindo de Seattle.
___________________________________________________________________________
Agradecemos aos parceiros do blog em Seattle:
Visit Seattle e Seattle CityPASS por terem gentilmente cedido os Seattle para a nossa família.
Ride the Ducks of Seattle por terem gentilmente oferecido tours de cortesia para a nossa família.
___________________________________________________________________________
Nesta aventura, nós ficamos o tempo todo conectados na internet porque usamos o chip Easysim4u, que tem internet ilimitada nos Estados Unidos, Canadá e mais de 140 outros países. O chip é enviado para a sua residência no Brasil antes da viagem e, quando você chega ao destino, basta colocar o chip no celular e começar a usar. Você já sai do aeroporto conectado e usando o Waze e a internet à vontade.
Agradecemos pela gentileza da Easysim4u, parceira da RBBV, por ter nos enviado como cortesia o chip e o plano (USA + Canadá) para que pudéssemos permanecer conectados, compartilhando todos os momentos desta roadtrip com os leitores do nosso blog.
___________________________________________________________________________
Usou alguma dica do nosso blog? Conta como foi! Gostamos muito de receber o retorno dos nossos leitores. Ficamos felizes quando sabemos que nossas dicas foram úteis nas viagens de outras famílias!
___________________________________________________________________________
Siga o Pezinho na Estrada nas redes sociais: Facebook e Instagram.
___________________________________________________________________________
Já reservou o seu hotel? Nós somos parceiros do Booking. Quando você faz a sua reserva usando o nosso link, nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda na manutenção do blog e você não paga nada a mais por isso.
Booking.com