Icefields Parkway, a estrada que liga os parques nacionais de Jasper e Banff, no Canadá

No quinto dia de viagem, acordamos no camping em Jasper e tomamos café da manhã no Tim Hortons. A intenção era partirmos cedo para a Icefields Parkway, mas entramos em uma saga em busca de um remédio para o Felipe (assunto para um post especial) e “perdemos” a manhã quase toda. Quando conseguimos, enfim, resolver o pepino, partimos no sentido sul, prontos para percorrer uma das estradas mais lindas do mundo.

Icefields Parkway
Ponto de parada na Icefields Parkway

A Icefields Parkway (em francês, Promenade des Glaciers), é a estrada que liga as cidadezinhas de Jasper (no Parque Nacional de Jasper) e Lake Louise (no Parque Nacional de Banff). São 232 quilômetros de paisagens dignas de descanso de tela do Windows. A estrada cênica segue paralela à Divisa Continental e é o coração das Montanhas Rochosas Canadenses. É chamada de “Estrada-Parque das Geleiras” por causa de atrativos como o Campo de Gelo Colúmbia, visível diretamente da estrada.

Icefields Parkway

O Columbia é o maior campo de gelo das rochosas. Tem cerca de 325 quilômetros quadrados de área, sua profundidade varia de 100 a 365 metros e ele recebe até 7 metros de neve por ano. Ele alimenta as geleiras Athabasca, Castleguard, Columbia, Dome, Stutfield e Saskatchewan.

Icefields Parkway

Além das geleiras, diversos outros atrativos ao longo da estrada merecem a atenção. Quedas d’água, lagos, montanhas e vida selvagem… Fique atento para não passar batido por nenhum atrativo, pois eles são muitos. No sentido Jasper – Banff, os principais pontos de parada são: Athabasca Falls, Sunwapta Falls, Glacier Skywalk, Columbia Icefield (os passeios para a geleira e para o Skywalk saem do Columbia Icefield Discovery Center), Parker Ridge, Big Hill & Big Bend, Weeping Wall, Saskatchewan River Crossing, Peyto Lake, Bow Summit, Bow Lake e Hector Lake.

Icefields Parkway

Nos parques, peça um folder com o mapinha dos atrativos da estrada. Nele, você encontra as principais informações sobre os pontos de parada.

Nestes links, você também encontra informações sobre a estrada: http://www.icefieldsparkway.ca/index.htmlhttps://icefieldsparkway.com/https://www.banffjaspercollection.com/ e https://www.pc.gc.ca/en/pn-np/ab/jasper/activ/itineraires-itineraries/promenadedesglaciers-icefieldsparkway/DecouvrePG-DiscoverIP .

Neste link você encontra o mapa oficial da estrada, elaborado pelo Parks Canada: https://www.pc.gc.ca/en/pn-np/ab/jasper/visit/depliants-brochures/Parkway .

Icefields Parkway

Dicas:

  • Siga sem pressa. A estrada em si é o principal atrativo. Não faz sentido percorrê-la apressado para chegar ao próximo destino.
Como é tudo tão lindo por aqui…
  • Atenção para não perder os pontos de parada ao longo da estrada. A melhor forma de fazer isso é ir colocando no GPS os destinos na ordem que for seguindo. Esse mapa pode ajudar você a se organizar melhor.
Ivefields Parkway S2
  • Lembre de abastecer o carro antes de sair da cidade (Banff, Jasper ou Lake Louise, onde você estiver). Na estrada, só há um posto de gasolina, no Saskatchewan River Crossing Resort e os preços são mais altos.
Enchendo o tanque para pegar a estrada
Tanque cheio. Esse motorhome é bebedor!
  • Pode nevar ao longo da estrada em qualquer época do ano. Esteja preparado para temperaturas mais baixas e cheque as condições da estrada antes de começar a viagem. O aplicativo para celular “511 Alberta” é uma boa ferramenta para isso. O site Avalanche Canada mostra como está o risco de avalanche na estrada. Consulte. Algumas vezes eles fazem até “avalanche controlada” para evitar acidentes, então esteja atento a isso.
Essa Icefields Parkway é mesmo linda!
  • Compre ingressos antecipados para os dois maiores atrativos da estrada: o Glacier Skywalk e o Glacier Adventure. Assim você não perde tempo nas filas no Columbia Icefield Discovery Center (e elas existem!). Fomos em baixa estação e a coisa estava um pouco caótica na fila para os ingressos.

    Ao lado do estacionamento do Peyto Lake
  • Há um combo com ingressos para os principais atrativos pagos de Jasper e Banff. Comprando todos os ingressos juntos, você consegue economizar um pouco. O que escolhemos foi o Ultimate Explorer, que dá direito aos dois principais passeios da estrada (Glacier Skywalk e Glacier Adventure), Banff Lake Cruise (passeio de barco no lago) e Banff Gondola: https://www.banffjaspercollection.com/attractions/attraction-combo-packages/ (Agradecemos à Pursuit, anteriormente conhecida como Brewster Canada, por ter fornecido ingressos de cortesia para a nossa família).
  • Se ao longo da estrada você vir um monte de carros parados, talvez seja um “bear jam”, ou seja, talvez tenha urso ou outro animal se exibindo pelo caminho. Fique atento para não perder a oportunidade de vê-los.
Peyto Lake

 

Glacier Adventure

Um dos passeios imperdíveis nas Rochosas Canadenses é o Glacier Adventure, um passeio por cima da geleira Athabasca.

Dentro do Ice Explorer
Os super Ice Explorers!

O tour é dividido em duas partes e tem início no Columbia Icefield Discovery Center. Em um primeiro momento, o grupo de visitantes segue de ônibus até determinado ponto do parque. De lá, embarca-se em um veículo especial adaptado para transitar em geleiras, chamado de Ice Explorer. Todo o tour é acompanhado por um guia, que fornece informações e tira dúvidas sobre a região.

Athabasca Glacier

O Ice Explorer é fantástico! Só a experiência de andar nesse veículo já é uma aventura. Os pneus são enoooormes e é incrível como ele tem estabilidade, transitando literalmente em cima de um bloco de gelo.

Família pisando pela primeira vez em uma geleira

Talvez essa seja uma das formas mais fáceis de chegar a uma geleira. É fácil para adultos, idosos, crianças e pessoas com dificuldade de locomoção. O tour sai de um centro de visitantes e te deixa literalmente em cima da geleira.

Os ingressos não são baratos, mas essa é uma oportunidade que não se tem todos os dias. Se você já gastou bastante para chegar até ali, essa definitivamente não é a hora de economizar. Na nossa opinião, é uma experiência que vale super a pena.

Eita Canadá lindo!

Ah! O clima na geleira é beeeem mais frio que no centro de visitantes, afinal, você está em cima de um imenso bloco de gelo. Assim, vá preparado para o clima frio e agasalhe muito bem as crianças. Se elas tiverem roupa apropriada para a neve, ainda melhor, pois elas poderão brincar, sentar, deitar no gelo, sem a preocupação de molhar a roupa.

Geleira Athabasca
A Bela aprendendo um pouquinho sobre o Columbia Icefield

Glacier Skywalk

Nós tínhamos ingressos para ir ao Glacier Skywalk, mas infelizmente não conseguimos ir porque a nossa programação estava atrasada em decorrência do perrengue com o Pipo (mais um motivo para voltarmos para as Rochosas =)).

Neste passeio, um ônibus, que sai do Columbia Icefield Discovery Center, leva os turistas até uma passarela de madeira que culmina em um mirante com piso de vidro, que fica a uma altura de 280 metros, de onde se consegue ter uma vista panorâmica do Sunwapta Valley. O passeio tem áudio tour e inúmeras placas explicativas.

Glacier Skywalk. Foto: Jack Borno [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons
Chegamos a ver o mirante quando passamos no motorhome pela estrada, mas não é possível descer lá e fazer o passeio porque não há lugar para estacionar. O jeito certo é indo mesmo até o centro de visitantes e pegando o ônibus. E sim, para isso é necessário pagar o ingresso específico do atrativo.

O pessoal do blog Felipe, o Pequeno Viajante, conseguiu fazer o passeio e contou em detalhes como foi a experiência. Dá uma olhada lá no blog deles para ver como foi: http://www.felipeopequenoviajante.com/2015/10/glacier-adventure-glacier-skywalk-columbia-icefield.html . A Claudia diz que a estrutura é boa e super segura para crianças.

Columbia Icefield Discovery Center

O centro de visitantes de onde partem os dois passeios acima é enorme e muito bem estruturado. O estacionamento é bem grande e cheinho de vagas enooormes, o que é ótimo para quem está viajando de motorhome.

A entrada e o estacionamento são gratuitos para quem tem o passe anual dos parques canadenses. Já falamos sobre esse passe no post anterior. Aliás, para dirigir na Icefields Parkway é obrigatório ter o Discovery Pass.

Ela queria tirar foto perto de todos os ursos dos centros de visitantes

No centro de visitantes há restaurante, lanchonete, loja de souvenires, centro de informações turísticas, banheiros, guichês da Pursuit (empresa que comercializa os passeios no parque, antigamente conhecida como Brewster) e mesas de piquenique na área externa.

Almoçamos na lanchonete do centro de visitantes.

Lanchonete do centro de visitantes

Percorremos a Icefields Parkway e continuamos até Baff. Deixamos para voltar dois dias depois para Lake Louise e lagos das proximidades, pois o dia já estava escurecendo. Jantamos no motorhome. Massa com molho a bolonhesa feita pela mamãe. Todo mundo comeu super bem. Dormimos no camping Tunnel Mountain Trailer Court e acordamos com a vista mais surpreendente da vida, mas isso já é assunto para o próximo post.

Anoitecendo nas Rochosas

__________________________________________________________________________

Agradecemos a Pursuit (Brewster Canada) pela gentileza de nos ceder os ingressos para que pudéssemos conhecer o Glacier Skywalk e o Glacier Adventure e compartilhar a experiência com vocês aqui no blog.

___________________________________________________________________________

Usou alguma dica do nosso blog? Conta como foi! Gostamos muito de receber o retorno dos nossos leitores. Ficamos felizes quando sabemos que nossas dicas foram úteis nas viagens de outras famílias!

___________________________________________________________________________

Siga o Pezinho na Estrada nas redes sociais: Facebook Instagram.

___________________________________________________________________________

Já reservou o seu hotel? Nós somos parceiros do Booking. Quando você faz a sua reserva usando o nosso link, nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda na manutenção do blog e você não paga nada a mais por isso.
Booking.com

__________________________________________________________________________

Nesta viagem, nós ficamos o tempo todo conectados na internet porque usamos o chip Easysim4u, que tem internet ilimitada nos Estados Unidos, Canadá e mais de 140 outros países. O chip é enviado para a sua residência no Brasil antes da viagem e, quando você chega ao destino, basta colocar o chip no celular e começar a usar. Você já sai do aeroporto conectado e usando o Waze e a internet à vontade.

Agradecemos pela gentileza da Easysim4u, parceira da RBBV, por ter nos enviado como cortesia o chip e o plano (USA + Canadá) para que pudéssemos permanecer conectados, compartilhando todos os momentos desta roadtrip com os leitores do  nosso blog.