Preparativos especiais para o Cruzeiro Disney

Viajar no Cruzeiro Disney é mesmo inesquecível e um pouquinho de planejamento extra antes da viagem pode ajudar a enriquecer ainda mais a experiência da sua família.

Compartilharemos nesse post algumas providências que tomamos antes de embarcar.

Conheça outras famílias que farão o mesmo cruzeiro

Essa foi uma dica que me passaram no grupo do Facebook “Viagens em Família”.

Se você digitar o nome do seu navio e a data do embarque na busca do Facebook, muito provavelmente aparecerá um grupo formado por pessoas que embarcarão no mesmo dia que você. Peça para participar. O nosso grupo, por exemplo se chamava “Disney Dream March 2, 2015”. A partir daí, será possível conhecer as outras famílias que farão o mesmo cruzeiro que você: o que fazem, de onde são, quais pessoas viajarão junto com eles, quais as expectativas quanto à viagem…

Uma coisa que é muito bacana é que muitos participantes são viajantes frequentes da Disney Cruise Line e têm dicas preciosas para dividir com os demais. Para citar só um exemplo, foi no grupo que eu fiquei sabendo que a Anna e a Elsa de Frozen estariam no navio, mas que para encontrar com elas era necessário agendar um horário e pegar uma senha o mais rápido possível no dia do embarque. Ufa! Conseguimos a senha e a Bela teve a oportunidade de conhecê-las. Se eu não estivesse no grupo, provavelmente nunca saberia disso, pois este evento especial não estava escrito ou divulgado em lugar algum do navio ou mesmo do site.

Também foi no grupo que fiquei sabendo sobre o próximo tópico que apresentaremos: a troca de presentes entre cabines (Fish Extender Gifts).

Participe da troca de presentes (Fish Extender Gifts)

Muitas pessoas que participam de cruzeiros Disney costumam organizar uma troca de presentes (lembranças) entre as cabines e é no grupo do Facebook que os grupos que participam da brincadeira são montados.

Eles chamam as lembranças de “Fish Extender Gifts” porque na porta de cada cabine há um ganchinho onde é possível pendurar avisos para os passageiros. O ganchinho é em forma de peixe, cavalo-marinho ou conchinha… Daí vem “Fish Extender”. As famílias preparam uma bolsinha para deixar pendurada no Fish Extender. Alguns adaptam uma sapateira, enfeitam e separam um bolso para cada membro da família. Outros costuram uma bolsinha especial só para ocasião. Há até quem compre a bolsinha já pronta na Etsy (tem vários modelos para vender).

Se você digitar “Fish Extender” no Google, verá a imensa diversidade de bolsas que são usadas nas portas. Se não quiser perder tempo preparando uma, também pode participar da brincadeira colocando alguma sacola simples mesmo, com o nome da família (só para as pessoas terem certeza de que estão na cabine certa).

Nós preparamos a nossa própria bolsinha de “Fish Extender” com um pouco de feltro que já tínhamos em casa. Vejam como ficou:

É dentro dessa bolsinha que as pessoas colocam os presentes.

Vejam abaixo o nosso Fish Extender cheio de presentes. Era muito divertido voltar e checar tudo o que haviam deixado lá.

 

Os presentes podem ser basicamente qualquer coisa… Lembrancinhas típicas do local de onde você vem, algo que possa lembrar o cruzeiro ou os personagens da Disney, algo feito por você mesmo… Deve ser sempre algo mais baratinho, pois várias famílias participam da atividade, então você precisará fazer um presente para cada família ou mesmo um para cada membro da família.

O nosso presente foi assim: uma caixa com paçoquinhas (doce típico do nosso estado), um chaveirinho com a bandeira do Brasil, livrinhos para colorir feitos por nós mesmos com personagens Disney e curiosidades sobre o Brasil / Brasil + Disney (a capa era personalizada com o personagem favorito da criança / um livrinho para cada criança), um enfeite para árvore de Natal em formato do Mickey, também feito por nós mesmos e um cata-vento nas cores da bandeira brasileira… Colocamos tudo em uma sacolinha e anexamos uma cartinha na qual explicávamos cada lembrancinha.

Abaixo, os enfeites que fizemos para a árvore de Natal (frente e verso).

Dentro do navio, será necessário separar um momento para sair com o mapa preparado pelo próprio grupo, distribuindo as lembranças nas portas das cabines.

Foi muito divertido e a Bela, nossa filha de pouco menos de 3 anos, foi uma super ajudante.

Nesta foto, a Bela ajudando a mamãe a carregar as sacolas:

 

Dezoito cabines participaram do nosso grupo e, no final, vejam só quantos presentinhos nós recebemos:

São ótimas recordações / souvenires da viagem, não acham?

Enfeite a porta da sua cabine

Quando andar pelo navio da Disney, você perceberá que muitas famílias enfeitam as portas de suas cabines com os nomes dos membros da família, personagens Disney ou o que a imaginação mandar… Pesquise no Google sobre “Disney Cruise stateroom doors” e veja a imensa variedade de imagens que vai aparecer.

Na minha opinião, é uma tradição bem legal. Tanto antes, como durante o passeio. É uma forma de interagir com as outras famílias a bordo e também de antecipar um pouco do divertimento da viagem.

Nós mesmos fizemos os nossos enfeites e foi uma delícia! Também ficamos muito orgulhosos quando vimos tudo grudado lá na porta. Recebemos muitos elogios por parte dos demais passageiros e dos funcionários do navio.

Se você pretende preparar enfeites para a sua porta, fique ligado! Não é permitido grudar nada nas portas com fita adesiva. Como as portas são metálicas, os enfeites devem ser grudados com ímã! Veja na foto abaixo, o teste que fizemos na geladeira de casa para ver se os enfeites iam “segurar” na porta.

 

Prepare suas fantasias de pirata

Se tiver “Pirate Night” no seu cruzeiro, entre no clima e se vista a caráter. Nem todo mundo vai vestido de pirata, mas muitas pessoas vão, então não fique de fora. Nós três fomos fantasiados e nos divertimos muito!

A minha fantasia e a do meu marido foram feitas por mim, improvisadas com coisas que tínhamos em casa e duas camisetas brancas baratinhas de supermercado. Fiz o colete e o cinto com camisetas velhas do marido. As bandanas são brindes do cruzeiro e eles deixam na cabine no dia da festa.

A fantasia da Bela, comprei na Amazon nesse link e mandei entregar no apartamento que alugamos no Airbnb e onde ficamos logo quando chegamos aos Estados Unidos. Foi baratinha (o dólar ainda tinha um preço razoável).

 

Gente, essa festa foi demais! A Bela aproveitou muito e fomos embora “na vassoura”.

Vejam só como a pequena aproveitou:

Leve fantasias para as crianças

Além das fantasias de pirata, não esqueça de levar outras fantasias que seus filhos possam ter. No dia do encontro com as princesas, quase todas as meninas vão vestidas de princesa. Então, se já tiver fantasias em casa, coloque na mala, pois, com certeza, as crianças vão querer usar.

Encontrando a Anna e a Elsa. Inesquecível.

É muito bacana quando as crianças passeiam pelo navio fantasiadas, pois os funcionários e os próprios passageiros sempre cumprimentam, elogiam, fazem brincadeiras, o que torna tudo ainda mais mágico.

Materiais para autografar

Quando fizemos o nosso cruzeiro em março, a Disney oferecia um serviço de cortesia muito legal. Era possível escolher dois objetos e deixá-los no balcão “Guest Services” junto com umas canetinhas para que os personagens pudessem autografá-los. Na última noite do cruzeiro, os itens e as canetinhas eram devolvidos na cabine com os autógrafos dos personagens.

Nós deixamos duas dessas “moldurinhas” de fotos para porta-retratos (não sei como se chama em português, mas em inglês são photo mats) com canetinhas coloridas + cartinha de agradecimento e caixas de paçoquinhas como agrado para os personagens e recebemos nossos photo mats assim:

 

Colocamos duas fotos do cruzeiro e hoje eles enfeitam a nossa sala e são uma lembrança perfeita daquele momento que vivemos:

Infelizmente, esse serviço não é mais oferecido desde agosto desse ano. Não se sabe ao certo o motivo, mas acreditam que seja o fato de a demanda ter aumentado muito, o que requeria muito tempo e esforço da equipe, conforme você pode ver nesse post do Disney Cruise Line Blog.

Mas por que eu contei isso tudo se não dá mais para fazer assim? É  que ainda há esperança. Rsrsrsrss. Os personagens podem dar autógrafos dentro do navio, sempre que você ficar na fila ou agendar um horário para encontrá-los (para encontrar as princesas, por exemplo, é possível agendar horário indo já no primeiro dia ao Guest Services). Neste caso, não esqueça de levar na bolsa o material que você deseja autografar. Essa ideia dos photo mats é bem “tradicional” nos cruzeiros Disney e nós achamos muito bacana, pois o porta-retrato fica exposto, sempre à vista, trazendo boas lembranças da viagem e dos personagens.

Livreto com orientações

Algumas semanas antes da viagem você receberá na sua casa um livreto com diversas orientações da Disney Cruise Line. Eles explicarão tudo direitinho. Como fazer o check-in, o que levar, o que não levar, quais as regras do navio… Não deixe de ler tudo.

No próprio livro há formulários para serem preenchidos e entregues no dia do embarque. Se não quiser rasgar o livrinho, os formulários também estão disponíveis no site da Disney Cruise Line (basta fazer o login e navegar na área dos preparativos para o cruzeiro – leia tudo nessa área também).

Uma dica importante é: preencha os formulários no site o mais rápido possível, pois você poderá escolher o horário em que deseja embarcar no navio. Os horários de embarque mais cedo são os mais disputados, pois quanto mais cedo se entra no navio, mais tempo se tem para aproveitar, claro… Então não perca a chance de ficar umas horinhas a mais no seu navio Disney.

Também é possível fazer antecipadamente no site a reserva de passeios nos portos de parada, reserva de restaurante exclusivo para adultos e reserva de horários no berçário.

Baixar aplicativo

A Disney Cruise Line tem um aplicativo bacana: o “Disney Cruise Line App”, disponível para Android e iOS.

Com ele você pode ter acesso a informações sobre programação e atividades durante toda a viagem. É uma boa ferramenta para ajudar a planejar seu dia no cruzeiro. É possível checar os menus dos restaurantes previamente, ver ofertas de compras, salvar as atividades favoritas em uma lista personalizada, descobrir onde os personagens estão aparecendo…

Ah! Uma coisa bem bacana do aplicativo é que é possível usá-lo para se comunicar com familiares e amigos por meio de um “chat”, enquanto estiver a bordo.

Vacina para febre amarela

Em qualquer viagem que se faça, é indispensável verificar e providenciar toda a documentação necessária com certa antecedência: passaportes, vistos, documentos de identificação, vacinas obrigatórias…

Para as Bahamas, é necessária a vacina contra febre amarela. Confessamos que ninguém pediu o nosso certificado de vacina em momento algum quando entramos no país. Mas podiam ter pedido, né? Então é melhor não arriscar…

Organizando a papelada para a próxima viagem: livretos, formulários preenchidos, documentos e, claro, as carteirinhas de vacina.

A vacina contra febre amarela é gratuita e, para fazer efeito, o viajante precisa ter se vacinado pelo menos 10 dias antes da viagem. Sua validade é de 10 anos. Depois que fizer a vacina, pegue seu comprovante e emita o seu Certificado Internacional de Vacinação. Aqui em São Paulo, isso é feito no Aeroporto de Guarulhos. Saiba mais neste link.

Para saber onde tomar a vacina da febre amarela em São Paulo, clique aqui.

Faça um check-list

Para essa viagem, há muitos itens não usuais que você não pode esquecer de colocar na bagagem, então não deixe de fazer um check-list. Enfeites para a porta, presentinhos do Fish Extender, fantasias de pirata, materiais para autografar, tags das malas (que eles mandam pelo correio), formulários preenchidos, certificados de vacina, além de todos os outros itens usuais de qualquer viagem/viagem à praia…

Se precisar de um ponta-pé inicial para fazer a sua check-list, algum tempo atrás fizemos esse post sobre o assunto.

Dica importante: mesmo com um destino caribenho, não deixe de colocar na mala pelo menos um casaquinho mais quentinho para cada membro da família. À noite pode esfriar um pouco nas partes externas do navio ou em ambientes com ar-condicionado mais forte.

Ah! E não deixe de ver a lista que a própria Disney fornece sobre o que levar e o que não levar a bordo. 😉

 

Essas são algumas das dicas que temos para o período pré-cruzeiro. No próximo post, falaremos um pouco mais sobre as coisas que rolam já dentro do navio. Até lá!