Fim de semana em Campos do Jordão

Aproveitamos que os meus pais vieram ficar com a Bela durante as férias dela e fomos passar o fim de semana em Campos do Jordão.

A cidade fica a aproximadamente 180 km de São Paulo e a viagem dura entre duas horas e meia e três horas. Localizada no alto da Serra da Mantiqueira, é um dos lugares mais frios do estado de São Paulo. Para ter uma ideia, à noite, quando estávamos passeando pelo bairro turístico do Capivari, os termômetros da rua registravam 3 graus. A propósito, o frio é um dos principais atrativos da cidade. As pessoas vão para lá entre outras motivações, em busca das baixas temperaturas. Usam roupas elegantes de inverno, tomam chocolate quente, sentam pertinho da lareira, comem fondue, fazem fila para tirar foto perto dos termômetros digitais…

Veja aqui a previsão do tempo atualizada para Campos do Jordão. 

Turistas fazem fila para fazer fotos junto dos termômetros.
Turistas fazem fila para fazer fotos junto dos termômetros.

A arquitetura das construções mais novas da cidade, voltadas para o turismo, imita casas suíças, com madeirame nas fachadas e telhado inclinado, conferindo à cidade o título de “Suíça Brasileira”.  Vale destacar que essa é apenas uma estratégia de marketing, pois a cidade não foi fundada /colonizada por suíços. A colonização de Campos do Jordão foi portuguesa e ainda existem algumas construções com as características coloniais portuguesas no antigo bairro de Jaguaribe.

Foto: Ana Paula Hirama. Flickr. https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/
Foto: Ana Paula Hirama. Flickr. https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/

Na época do inverno, a cidade, que já tem no turismo uma das principais atividades econômicas, fica completamente lotada de turistas. Empresas e lojas montam estandes, lounges e pontos de venda especiais, tudo vira uma grande festa. Além disso, ainda há o Festival Internacional de Inverno, que é considerado um dos mais importantes festivais de música clássica da América Latina. Confira aqui a programação completa do festival desse ano.

A cidade é muito bonita e bem cuidada, com serviços excelentes voltados para o turista. Hospedagem, alimentação, turismo receptivo, entretenimento… Campos do Jordão vive e respira turismo. Além de tudo, é uma cidade muito legal para quem viaja com crianças.

Quem ouve falar do lounge chiquérrimo que a Veuve Clicquot instalou em Capivari ou vê o Amaury Jr conversar com milionários que estão curtindo o inverno por lá, pode imaginar que a cidade é só para ricaços. Nada disso. Campos do Jordão tem opções para todos os gostos e bolsos. É bem verdade que é muito mais caro viajar para lá em alta estação (principalmente julho), mas, mesmo nesse período, dá para “passar bem” por lá pagando preços mais justos.

Dica: se puder ir em dia de semana, você vai pagar bem mais barato pela hospedagem e a cidade estará mais tranquila. Eu não posso, pois trabalho de segunda a sexta.

Vou listar aqui alguns passeios que fizemos e outros que não fizemos, mas gostaríamos de ter feito e que são legais para quem vai à cidade com crianças.

Parque Estadual de Campos do Jordão / Horto Florestal

O Parque Estadual de Campos do Jordão, mais conhecido pelos turistas como Horto Florestal, fica um pouco mais afastado da cidade, mas vale muito o passeio. Para mim, é um dos lugares mais especiais de Campos do Jordão.

Parque Estadual de Campos do Jordão
Parque Estadual de Campos do Jordão

A entrada custa R$ 6,50 por pessoa. Crianças com menos de 8 anos e maiores de 60 anos não pagam. Estudante paga meia entrada.

No parque tem arborismo, tirolesa, aluguel de bicicletas, trilhas que levam a cachoeiras, passeio de trenzinho, café, lojinhas e restaurante super agradável, com comida gostosa e bons preços.

Para mim, um dos passeios mais legais de lá é a Trilha da Cachoeira, que pode ser percorrida de bicicleta. A trilha é larga, com pouco desnível e é considerada de nível fácil a médio. O passeio leva mais ou menos uma hora e é uma delícia. Já fiz esse passeio uma vez, quando passei uma semana trabalhando no parque. Dessa vez não deu, pois a Bela ainda é muito pequenininha e a agência que aluga as bikes fala que não é permitido levar crianças dessa idade. Se seus filhos já são grandinhos, não deixe de viver essa aventura pedalando junto com eles. A trilha também pode ser percorrida a pé.

Trilha da Cachoeira
Trilha da Cachoeira

A agência responsável pelas atividades de aventura no parque é a Zoom Aventura.

Tarundu

O Tarundu é um complexo de lazer onde o visitante pode passar o dia inteiro se divertindo junto com a família. São mais de 30 atividades em contato com a natureza, distribuídas em 500.000 m2.

No Tarundu, muitas atividades para crianças
No Tarundu, muitas atividades para crianças

Tirolesa, arborismo, escalada, patinação no gelo, passeios a cavalo, pônei, paintball, arco e flecha, entre muitas outras atividades.

A entrada no Tarundu custa R$ 5,50 por pessoa. As atividades podem ser pagas individualmente ou o visitante pode optar por passaportes que podem ser individuais ou compartilhados.

Bela e a vovó curtindo o Tarundu
Bela e a vovó curtindo o Tarundu

Como a Bela tem dois anos e ainda não pode aproveitar muitas das atrações, optamos por pagar pelos passeios individualmente. Ele simplesmente AMOU passear de pônei. Ela ama pôneis. My Little Pony é o desenho preferido dela e ela não parou de dar risada em cima do bichinho. A emoção dela montada no pônei valeu a viagem!

Bela pronta para sair no pônei
Bela pronta para sair no pônei

O complexo de lazer ainda tem restaurante, fraldário e estacionamento. Vale muito a pena. Mais ainda se seus filhos já forem maiores e puderem explorar cada pedacinho daquele lugar.

Passeio em Capivari

O bairro de Capivari é o centrinho turístico de Campos do Jordão. É super badalado. As pessoas vão muito bem vestidas e querem ver e ser vistas por ali. Lojas de grife, lojas de souvenir, cafés, restaurantes, bares, baladinhas, pousadas… Tudo junto em um só espaço.

Vale passear pelas calçadas, tomar um chocolate quente, observar os showrooms que as marcas montam na época do inverno. Embora pareça tudo muito chique e caro, tem opções para todos os bolsos. É só procurar direitinho, que acha de pizza e crepe a bacalhau e paella valenciana.

O chocolate quente de lá é uma de-lí-cia! Bem cremoso e super apropriado para o clima. Recomendo o da Araucária, uma fábrica de lá da cidade.

Bela se esbaldando no chocolate quente
Bela se esbaldando no chocolate quente

Borboletário

O acesso para o Borboletário Flores que Voam fica na estradinha que leva ao Horto. Infelizmente não conseguimos fazer esse passeio, pois não deu tempo. Fica marcado para a nossa próxima visita!

No borboletário, os visitantes assistem a um vídeo de aproximadamente 12 minutos que explica sobre as fases da borboleta, sua importância para o meio ambiente, como elas são criadas e como as pessoas devem proceder durante a visita ao viveiro.

Foto: Borboletário Flores que Voam
Foto: Borboletário Flores que Voam

A visita é acompanhada por um monitor, que guia os visitantes pelo jardim e para um espaço de observação onde é possível ver a “casa de criação”.

Toriba

A visita ao Toriba também teve que ficar para a próxima viagem. É um hotel fazenda, mas o espaço kids e o restaurante também são abertos para não-hóspedes. Lá, as crianças podem interagir com animais de fazenda e curtir no playground.

Ecoparque Pesca na Montanha

Não chegamos a visitar, mas ouvimos muitas boas recomendações sobre esse atrativo. De acordo com o site deles, lá tem passeio a cavalo, banho de cachoeira, trilhas, arco e flecha, pesca de truta, pousada e restaurante. As fotos do espaço são lindas e a vontade de ir é tão grande, que colocamos na nossa lista de coisas a fazer na próxima viagem à cidade.

Passeio de Maria Fumaça

É um dos passeios mais disputados de Campos do Jordão e são poucas vagas. Vale tentar garantir o ingresso com antecedência. Clique aqui para ver mais informações. 

Confira aqui mais passeios e dicas sobre Campos do Jordão.